Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Biblioteca Pública Municipal "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza"

Índice do Artigo
Biblioteca Pública Municipal "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza"
Histórico
Acervo
Empréstimo, renovação e reserva de livros
Hemeroteca
Biblioteca João Milanez - Sala Londrina/Paraná
Projetos em andamento
Eventos
Serviços à comunidade
Galeria de fotos
Todas as Páginas
Share

Localização: Av. Rio de Janeiro, 413 - Centro

CEP: 86010-150 - Londrina - Paraná

Emailbiblioteca@londrina.pr.gov.br

Horário de atendimento:

De segunda à sexta-feira, das 07h30m às 19h00m.

Telefone: (43) 3371-6500

 

Navegue pelos links abaixo e saiba mais a Biblioteca Pública Municipal de Londrina!

 HISTORICO

 

ACERVO

 

EMPRESTIMO

 

HEMEROTECA

 

BIBLIO JOAO MILANEZ

 

PROJETOS

 

EVENTOS

 

SERVICOS COMUN

 

GALER FOTOS

 

 


Histórico

Criada em 23 de novembro de 1940, pelo Decreto nº 78, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina, durante anos, seu espaço se resumia aos porões do antigo prédio da prefeitura. Apenas onze anos mais tarde a biblioteca foi realmente inaugurada, em 04 de setembro de 1951, na Rua Santa Catarina, no mesmo prédio que abrigava o Paço Municipal. Paço Municipal         Prédio do Paço Municipal em 1945. A Biblioteca era um amontoado de livros no porão. 

Permaneceu neste prédio até 1967, quando o espaço, já pequeno para atender tantos usuários, foi transferido para uma casa desapropriada e reformada na Rua Mato Grosso. Em 1970, com grande aumento da demanda de usuários, a Biblioteca Pública Municipal mudou-se para o prédio da antiga Casa da Criança, na Praça Primeiro de Maio (atual sede da Secretaria Municipal de Cultura). Durante o tempo em que abrigou a biblioteca, o prédio da Casa da Criança recebeu vários reparos e reformas, para evitar as inundações que eram frequentes e danificavam os livros do acervo. Mesmo com os problemas estruturais, a biblioteca continuava a ampliar o seu acervo e a receber cada vez mais leitores e usuários. Em 1974, recebeu o nome de Biblioteca Pública "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza", pelo Decreto nº 114, em homenagem ao ex-governador do Paraná. 

foto 11Fachada da Biblioteca Pública no prédio da Antiga Casa da Criança na década de 70.

No começo dos anos 80, o espaço da antiga Casa da Criança já era insuficiente para circulação do público no espaço. Nesta mesma época, o prédio do antigo Fórum de Londrina foi desocupado e, uma verdadeira mobilização social fez com que o prédio fosse doado pelo Estado, para abrigar a Biblioteca Pública Municipal de Londrina. Assim, a mudança para o novo prédio ocorreu em 1984, ampliando os espaços e proporcionando a criação da Biblioteca Infantil e do Teatro Zaqueu de Melo (antigo tribunal do júri do Fórum), além de oferecer melhores condições de atendimento ao usuário.
É neste mesmo prédio, localizado na Avenida Rio de Janeiro, nº 413, que a Biblioteca Pública permanece instalada até os dias atuais. Já a Biblioteca Infantil foi transferida para o prédio sede da Secretaria Municipal de Cultura (antiga Casa da Criança) no ano de 2016, devido à necessidade de contar com uma estrutura mais ampla para melhor atender seus leitores.

foto 6

IMG 20170725 093947462edit

Inauguração do Prédio da Biblioteca Pública em 1984. Fachada da Biblioteca em 2017.
 

Em 2012, por meio da Lei Municipal nº 11.535, foi criado o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais – SBPML, para integrar e interligar as Bibliotecas Públicas Municipais da cidade. Com isso a Biblioteca Pública “Pedro Viriato Parigot de Souza” passou a ser considerada a unidade sede deste sistema, de onde são coordenadas as atividades, projetos, legislações e procedimentos das demais bibliotecas que o compõe. É também na Biblioteca Pública, no setor de processamento técnico, que são analisados, catalogados, classificados, indexados e armazenados os diversos tipos de livros que compõem o acervo do SBPML. 

Atualmente, a Biblioteca conta com vários espaços para estudo e um grande acervo de livros, apostilas e materiais de referência, que podem ser utilizados para consultas e estudos no local. O usuário também pode realizar o empréstimo domiciliar de livros. Para isso é necessário fazer o cadastro de identificação do usuário e um cartão de empréstimos. A Biblioteca possui, ainda, o setor da Hemeroteca, que arquiva as notícias de jornais por assunto, o setor de Periódicos, o Arquivo Retrospectivo e a Biblioteca João Milanez (Sala Londrina/Paraná), que conta com um acervo especializado da história local. Além destes espaços, a Biblioteca também oferece serviços à população, como a disponibilização de computadores no Telecentro Comunitário, que permite o acesso gratuito à internet, e também o Mural de Empregos, onde são informadas as vagas de empregos de classificados de jornais e também as vagas disponibilizadas pela Agência do Trabalhador - SINE/SMTER.

No ano de 2017, foram implantados o projeto “Literatura na Biblioteca”, que disponibiliza à comunidade palestras e círculos de debates acerca das obras literárias solicitadas no vestibular da UEL, o projeto “Toda quinta tem história”, onde voluntários realizam, nas bibliotecas do SBPML, a contação de histórias infantis para as crianças das comunidades da região, o projeto “Estreia na Biblioteca”, que disponibiliza os títulos inéditos no acervo da Biblioteca Pública às quintas-feiras.

Em março de 2018, foi lançado o Catálogo Online das Bibliotecas Públicas Municipais, que permite aos cidadãos realizarem a pesquisa de livros e demais materiais que compõem o acervo das Bibliotecas Públicas Municipais sem sair de casa, por meio do endereço: bibliotecas.londrina.pr.gov.br. Em breve, o catálogo também permitirá que o usuário reserve e/ou renove seus livros diretamente pelo site. O lançamento do catálogo faz parte do processo de informatização das Bibliotecas Públicas de Londrina, por meio da implantação do sistema SOPHIA Bibliotecas, e a sua realização é fruto do trabalho da equipe da Diretoria de Bibliotecas, composta por técnicos e bibliotecários.

A Biblioteca está aberta a toda a população, de segunda à sexta-feira, das 07h30m às 19h00m, e atende diariamente uma média de 500 leitores e usuários.

 

Referências
ABRAMO, Maria Angélica. Biblioteca Pública de Londrina: 50 anos no coração da cidade. Londrina: Midiograf, 2001.

 


 

Acervo

O acervo da Biblioteca Pública Municipal contempla todas as áreas do conhecimento, desde áreas técnicas às literárias, além de materiais de referência (dicionários, enciclopédias, guias, manuais, e outros), periódicos (jornais e revistas), apostilas e materiais de apoio voltados para os vestibulares e para concursos públicos. Ainda possui exemplares de obras raras e o acervo retrospectivo, onde é possível encontrar edições históricas de jornais, revistas e diários oficiais.

IMG 20170725 091033022Também é possível encontrar os recortes de notícias publicadas em jornais locais das últimas décadas, que são recortadas e arquivadas por assuntos na Hemeroteca. 

Todo o acervo está disponível para consulta e leitura no local, e vários exemplares ainda podem ser emprestados pelo usuário para leitura em casa, após a realização do cadastro de identificação e da emissão do cartão de empréstimos. 

IMG 20170725 091109706

 

OBS.: Você pode consultar os livros e demais materiais do acervo das Bibliotecas Públicas de Londrina por meio do site: bibliotecas.londrina.pr.gov.br.

 

Contato - Setor de Acervo: (43) 3371-6504

 

 

 


Empréstimo, renovação e reserva de livros

  • Empréstimo

Para realizar o empréstimo de livros, o usuário deverá, primeiramente, efetuar um cadastro de identificação para a emissão do cartão de empréstimos. 

Todos os residentes em Londrina e seus distritos podem se cadastrar. Os moradores de outras cidades que trabalham e/ou estudam em Londrina também podem ser cadastrados, mediante comprovação de vínculo com esta cidade.*
Para realizar o cadastro, o usuário deverá comparecer à Biblioteca Pública portando os seguintes documentos:

- CPF;
- Um documento oficial com foto: RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, etc.;
- Comprovante de residência do município de Londrina, em seu nome ou dos responsáveis;
-*Comprovante de vínculo empregatício ou estudantil com o município de Londrina (apenas para moradores de outras cidades);
- Telefone para contato (recomendado);
- Conta de e-mail válida (recomendado);
Obs.: A fotografia é tirada durante a realização do cadastro do leitor.

O cadastro e a emissão do cartão de empréstimos ficam prontos na hora e o usuário pode realizar o empréstimo de livros em seguida. Os serviços oferecidos pela Biblioteca são inteiramente gratuitos.

  • Quantidade e prazo para empréstimo

 O prazo de empréstimo é de 10 (dez) consecutivos. O usuário poderá emprestar até 03 (três) livros por vez, sendo até 02 (dois) de uma mesma área de conhecimento e mais 01 (um) de área diferente.

  • Renovação

 A renovação será realizada por duas vezes consecutivas pelo período de 10 (dez) dias cada uma. O usuário deverá trazer o material emprestado e o cartão de empréstimos fornecido pela Biblioteca para que seja efetuada a renovação.

A renovação do material emprestado poderá ser realizada desde que não haja atraso no prazo de empréstimo.

OBS.: Os livros de Literatura solicitados para o Vestibular da UEL não podem ser renovados.

  • Reserva

 Oportunamente informaremos sobre esse serviço.

  • Devolução

 Os materiais emprestados deverão ser devolvidos até a data estipulada no ato do empréstimo. Caso contrário, esse serviço será suspenso pelo mesmo período do atraso e só poderá ser continuado mediante doação do material conforme tabela a seguir:

Dias de atraso Doação
01 a 10 dias

01 exemplar de jornal (do dia):
- Folha de Londrina;
- Folha de São Paulo, etc.

11 a 100 dias

01 revista (do mês):
- Veja;
- Isto é;
- Época, etc.

Mais de 100 dias 01 Livro.

 

Contato - Setor de Empréstimos: (43) 3371-6507

 


Hemeroteca/Periódicos

Na Hemeroteca, o usuário tem acesso a um acervo exclusivo de matérias históricas e atuais, publicadas nos jornais locais, que são arquivadas por assuntos e categorias específicas. Por exemplo, o usuário que desejar fazer uma pesquisa sobre a Biblioteca Pública, poderá comparecer à Hemeroteca e solicitar o arquivo das notícias que foram veiculadas nos jornais com esse assunto. Assim, o usuário consegue fazer uma pesquisa das matérias jornalísticas direcionada ao assunto de seu interesse.

IMG 20170725 094832171edit                                                         Setor da Hemeroteca.

No setor de periódicos, o usuário encontra diversas revistas e jornais atuais para realizar a leitura e pesquisa, nos espaços da Biblioteca. É um excelente espaço para ler e se manter informado sobre diversos assuntos.

IMG 20170725 093832233edit

Setor de Periódicos.

 

Contato - Hemeroteca/Setor de Periódicos: (43) 3371-6503

 


Biblioteca João Milanez - Sala Londrina/Paraná

A Biblioteca João Milanez, ou Sala Londrina/Paraná, como é popularmente conhecida, está localizada no segundo piso da Biblioteca Pública Municipal e possui em seu acervo obras especializadas na história, geografia, arquitetura, cultura e demais aspectos de Londrina e do Paraná. São obras históricas e atuais, que englobam desde livros, folhetos e periódicos, como também mapas, fotos, CD’s, DVD’s e obras literárias contemporâneas da cidade e do estado.

IMG 20170725 092713719edit                                     Biblioteca João Milanez - Sala Londrina/Paraná.

 

A Biblioteca João Milanez foi inicialmente idealizada por antigos funcionários da Biblioteca Pública para ser apenas uma estante de destaque do acervo geral. Após alguns anos, o projeto foi revisto e o que seria apenas uma estante, virou uma sala de referencial histórico e cultural. Em 2001, na ocasião do cinquentenário da Biblioteca Pública Municipal, a então Sala Londrina/Paraná passou a ser chamada “Biblioteca João Milanez” e recebeu artigos de movelaria fabricados em Peroba Rosa, árvore símbolo da nossa cidade, o que contribuiu para a criação de uma atmosfera histórica que remete à colonização da nossa cidade. Os móveis foram projetados pelo artista Poka Marques e fabricados a partir da madeira reciclada de uma antiga tulha de café de Irerê, que datava de 1937. A sala foi financiada pela empresa “Irmãos Jabur S/A”.

não 5
 Sala Londrina/Paraná no início dos anos 2000. 

Além dos móveis, na antessala é possível contemplar o Memorial “Peroba Rosa”, que resgata a relação dos pioneiros com as perobas, através de fotos históricas cedidas pelo Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss” e dos textos escritos por Domingos Pellegrini. Ainda, possui um exemplar do “chora paulista”, instrumento utilizado nos tempos passados para retirar o barro da sola dos sapatos, e uma belíssima porta de madeira nobre, onde é possível ver entalhada a imagem de uma peroba.

IMG 20170725 092051835edit IMG 20170725 092724659edit
Memorial Peroba Rosa. Porta da sala entalhada em Peroba Rosa.

O acervo da Biblioteca João Milanez é aberto a toda à população para consulta e pesquisa. Algumas obras possuem circulação restrita, por serem consideradas de grande importância histórica e cultural, mas grande parte pode ser emprestada pelos usuários cadastrados na Biblioteca Pública Municipal.

 
Contato - Biblioteca João Milanez (Sala Londrina/Paraná): (43) 3371-6505
 
 
 
Referências:

BLEINROTH, Marli Meisen. A Biblioteca João Milanez como lugar de história, memória e cultura. In: MAGALHÃES, Leandro Henrique. Museu, memória e criatividade em cidades novas: publicação comemorativa aos 20 anos do Museu de Arte de Londrina - MAL. Londrina: Unifil, 2013.

FRANÇA, Francelino. Biblioteca faz 50 anos e abre a sala João Milanez. 2001. Disponível em: . Acesso em 01 ago. 2017.

 


Projetos em andamento

Dentre os vários desafios das Bibliotecas Públicas Municipais na contemporaneidade, um deles é o exercício de seu papel social. Neste sentido, cumprindo este papel, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina, realiza diversos projetos voltados aos seus usuários, aos leitores, e aos cidadãos em geral.

  • Projeto “Literatura na Biblioteca”

Este projeto, idealizado pela Diretoria de Bibliotecas e realizado em parceria com o Programa de Pós Graduação em Letras – PPGL da Universidade Estadual de Londrina – UEL, disponibiliza gratuitamente à população palestras e debates sobre as obras literárias requisitadas no vestibular da UEL. Os palestrantes são professores e alunos do PPGL, que utilizam os espaços e equipamentos da Biblioteca Pública Municipal para conduzir as palestras e os bate-papos literários para os vestibulandos e para a população em geral. 

O projeto teve início no ano de 2017 e já demonstra resultados muito positivos, com a participação de muitos jovens e adultos, que aproveitam as noites de segunda-feira para aprimorar seus conhecimentos literários. O projeto é gratuito e aberto a toda à população.

 

- Cronograma de encontros 2019

Cronograma de encontros 2018

- Cronograma de encontros 2017

 

  • Projeto “Toda quinta tem história”

O projeto “Toda quinta tem história”, foi idealizado pela Diretoria de Bibliotecas, a partir de uma ação da Biblioteca Infantil, e conta com o apoio de voluntários que realizam a contação de histórias infantis em todas as Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. A cada quinta-feira uma das Bibliotecas é contemplada com uma animada contação, nas quais as crianças participam ativamente, interagindo com a história. Com isso, as crianças são estimuladas a adquirir o hábito pela leitura e, também, desenvolvem a sua imaginação e a sua criatividade.

 

- Cronograma de contação de histórias 2018

 

*As atividades de contação de histórias podem ser alteradas sem aviso prévio.

 

  • Projeto "Visita Mediada"

O projeto visita mediada oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos pela biblioteca, sua história, as informações disponíveis para consulta, entre outros serviços. Além disso, os visitantes poderão fazer o seu cadastro na biblioteca e consultar o material bibliográfico disponível. A visita mediada pode ser realizada com grupos de alunos de escolas públicas, privadas, instituições de ensino superior, turistas e público em geral.

O objetivo desse projeto é trazer para biblioteca os cidadãos, em especial as novas gerações, para conhecerem os espaços, a leitura, a literatura, a memória, e todos os demais serviços que a biblioteca oferece, para despertar e incentivar o hábito à leitura e integrar as novas gerações a esses serviços tão importantes para o desenvolvimento de cidadãos críticos e atuantes na sociedade.

Os interessados poderão realizar o agendamento da visita pelo telefone: (43) 3371-6500 ou pelo e-mail biblioteca@londrina.pr.gov.br.

 

  • Projeto “Estreia na Biblioteca”

Quinta-feira é dia de estreias em todos os cinemas do Brasil. Assim como os filmes, os livros são importantes expressões culturais, proporcionando momentos de diversão, lazer, informação e conhecimento aos leitores. Consciente deste importante papel, todas as quintas-feiras, é dia de estreia na Biblioteca Pública Municipal de Londrina! Livros inéditos no nosso acervo terão um lugar especial e serão disponibilizados para empréstimo ou consulta. 

O objetivo do projeto é disponibilizar e evidenciar títulos inéditos no acervo da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, estimulando o empréstimo, a leitura e aproximando os usuários dos novos títulos oferecidos pela Biblioteca Pública Municipal de Londrina. O projeto foi idealizado pela Coordenadoria Processamento Técnico e Formação de Acervo da Diretoria de Bibliotecas e conta com a colaboração da equipe de técnicos e bibliotecários para a sua execução.

 

  • Projeto "Xadrez na Biblioteca"

O projeto Xadrez na Biblioteca visa oferecer campeonatos de xadrez à população, como forma de promoção cultural e educativa. O jogo de xadrez proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração e da disciplina, o que contribui de maneira positiva para a formação pessoal e intelectual do indivíduo. A Biblioteca Pública, cumprindo seu papel social e educativo, oferece suas instalações para o recebimento dos campeonatos, visando ofertar aos cidadãos uma oportunidade de aprendizado, cultura e lazer.

 

- Cronograma dos Campeonatos 2018

 

  • Campanha "Semana(s) do Perdão"

A Campanha "Semana(s) do Perdão é baseada na Lei nº 13.437/2017, que instituiu o Dia Nacional do Perdão e propõe uma reflexão sobre o tema. A campanha visa a recuperação de livros do acervo em atraso e a regularização dos usuários, que não receberão a penalidade prevista no regulamento da Biblioteca para a devolução dos livros em atraso durante o período da campanha.

 

- Regulamento da Campanha "Semanas do Perdão" 2018

 


Eventos

A Biblioteca Pública Municipal é palco de diversos eventos que contribuem para a cena cultural e literária Londrinense. Veja abaixo alguns dos eventos que são realizados, e não deixe de acompanhar a nossa Agenda de Eventos pelo site Londrina Cultura.

Os interessados em reservar nossos espaços para a realização de eventos podem entrar em contato pelo fone: (43) 3371-6500, ou pelo e-mail: biblioteca@londrina.pr.gov.br, para maiores informações.

  • Lançamento de livros

A Biblioteca Pública oferece seus espaços para a realização de solenidades para o lançamento de livros. São eventos que prestigiam os autores, em sua maioria londrinenses, e proporcionam ao público a oportunidade de se manter atualizado sobre os novos títulos de diversas áreas, e também de participar de palestras e bate-papos com os autores, conhecê-los pessoalmente e, ainda, de comprar edições autografadas.

livros livros2

 

  • Palestras

Eventualmente, a Biblioteca promove e/ou sedia palestras sobre diversos assuntos e áreas do conhecimento, sendo que, na maioria das vezes, a entrada é gratuita e aberta a toda a população.

palestra palestra2

 

  • Exposições

Ao longo do ano, são diversas as exposições realizadas na Biblioteca Pública. Os materiais exibidos variam entre livros, cartas, poemas, e também pinturas, imagens, esculturas, ilustrações, entre diversos outros tipos de obras. As exposições podem ser visitadas no horário de atendimento da Biblioteca, durante o período estabelecido. A entrada é sempre gratuita e aberta à população.

exposição exposição2

 

  • Oficinas

Eventualmente, a Biblioteca promove e/ou sedia oficinas para a produção de diversos materiais, como, por exemplo, pintura, escrita, artesanato, entre outros. As oficinas geralmente são gratuitas e são solicitados apenas os materiais que serão utilizados.

oficina oficina2
  • Dia do Bibliotecário

Todos os anos são realizados eventos em comemoração ao Dia do Bibliotecário. São eventos que variam entre palestras, oficinas, dinâmicas, entre outros, e que visam ressaltar e reconhecer a importância do profissional Bibliotecário na sociedade e proporcionar reflexões acerca dos conteúdos inovadores da área que venham a contribuir para a capacitação e atualização destes profissionais.

bibliotecario bibliotecario2
  • Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - SNLB

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca-SNLB foi instituída em 09 de abril de 1980 e é comemorada anualmente em todo o território nacional, de 23 a 29 de outubro. Seu objetivo é a promoção de ações que fomentem e estimulem o livro, a leitura e a literatura, e que democratizem o acesso à informação. Neste sentido, o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, consciente de seu papel social, desenvolve ações em prol do livro, da leitura e da formação do leitor autônomo, crítico e reflexivo. Desde o ano de 2016, este evento é realizado em parceria com outras instituições públicas e privadas em âmbito municipal. Confira abaixo a programação realizada nos últimos anos.

- Programação SNLB 2019

- Programação SNLB 2018

- Programação SNLB 2017

- Programação SNLB 2016

snlb snlb2

 


Serviços à comunidade

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina, cumprindo o seu papel social, disponibiliza aos seus usuários serviços gratuitos, que contribuem para a disseminação da informação e do conhecimento. Confira abaixo alguns desses serviços.

 

  • Telecentro Comunitário

O Telecentro Comunitário, instalado no andar térreo da Biblioteca Pública Municipal, oferece o serviço de navegação na internet de forma gratuita aos usuários cadastrados. O serviço foi implantado, inicialmente, pelo Governo Federal e, posteriormente, passou a ser administrado pela Prefeitura Municipal de Londrina.

20170104 153214Os usuários dispõem de uma hora de internet gratuita, o que contribui principalmente para a inclusão digital de pessoas que não possuem acesso à internet. O Telecentro é administrado pelos servidores da Biblioteca Pública Municipal, com o suporte técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI/SMPOT, e funciona diariamente das 07h30m às 19h00m. 

 

 
  • Mural de Empregos

Diariamente, o Mural de Empregos é atualizado com os classificados de empregos, publicados nos jornais de Londrina e região, e também com a listagem de vagas abertas pela Agência do Trabalhador – SINE da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda. O mural também possui espaços onde são divulgados os concursos públicos abertos e anúncios de vagas de agências de emprego. IMG 20170220 100950816

Esse serviço é muito importante para a população em geral, pois proporciona o acesso a informações de utilidade pública de forma gratuita, possibilitando novas oportunidades aos interessados.

 

 

 

 


 

 

Confira abaixo algumas imagens que retratam os epaços, os eventos e o dia-a-dia da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza”.

 

 

 

Fotos: Arquivo da Diretoria de Bibliotecas, 2016/2017.

Acesso Fácil

Cultura

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1696 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao