Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Prefeitura apresenta medidas de controle a delegado do Combate à Corrupção

Share

Para Thiago Vicentini, servidores públicos devem ser encorajados a ampliar eficiência no uso de recursos públicos

 

delegado.gestão.foto sec de gestao.PEm visita à Prefeitura de Londrina na última sexta-feira (25), o delegado Thiago Vicentini, do recém-criado Núcleo de Combate à Corrupção da Polícia Civil, conheceu as medidas de controle e transparência adotadas na gestão de compras do Município.

Vicentini veio a convite do secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, que apresentou ao delegado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Programa Compra Londrina e o decreto que institui o Programa de Planejamento e Integridade em Compras Públicas no município de Londrina.

Depois, em uma exposição sobre o trabalho do Núcleo, o delegado conversou com cerca de 40 servidores da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC), da Secretaria de Gestão. Nas falas, Vicentini incentivou os servidores a serem firmes no monitoramento contra fraudes em licitações e colocou-se à disposição para receber denúncias pelos diversos canais da Delegacia, principalmente pelo telefone 181, que registra informações sob anonimato, disponível para toda população.

“Quem quiser praticar crimes contra a administração pública terá que ser mais corajoso do que nunca. Estamos em um momento em que tanto a população quanto os servidores estão cada vez mais atentos”, afirmou.

delegado.gestão.foto sec de gestao.2Segundo ele, a Operação Lava-Jato foi a grande responsável por dar ampla visibilidade ao tema e que cabe a cada setor da sociedade, além dos órgãos de controle, colaborar para a eficiência e probidade no uso dos recursos públicos. “Os servidores devem converter o medo de fazer errado em zelo. Para a máquina pública funcionar, todo mundo tem que ajudar a fiscalizar”, opinou.

Vicentini elogiou o papel do Ministério Público e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) nas questões locais e regionais e assegurou que o núcleo da Polícia Civil “vem para se somar ao esforço”.

Segundo o delegado, o Núcleo de Londrina conta com suporte do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro e de sistemas, como o SIMBA (Sistema de Investigação de Dados Bancários), que cruzam dados da Receita Federal e do Banco Central para desvendar corrupção. “Temos muitos instrumentos e meios de apuração e é por isso que qualquer desconfiança deve ser informada à Polícia. Um servidor nunca será punido por denunciar alguma situação, mesmo que ela não se confirme futuramente. Se há sinal de fumaça, tem que comunicar para aprofundarmos”, orientou o delegado.

Vicentini recebeu informações sobre o levantamento da Secretaria de Gestão no caso da compra dos uniformes escolares, que resultou na exclusão de pelo menos cinco empresas, suspeitas de conluio. O delegado também respondeu a perguntas dos servidores da DGLC e aceitou convite para que a Polícia Civil esteja presente na Sala de Licitações em pregões presenciais importantes.

“Infelizmente, o combate à corrupção gerou um estigma contra os setores de licitações em todo o país. O convite e a interação com o delegado ajuda a desmistificar esse clima de que tudo está errado. Trabalhar em licitações é um desafio enorme: os servidores não podem deixar de cumprir o que as leis determinam e, ao mesmo tempo, precisamos inovar e melhorar a eficiência nas compras públicas”, destacou o secretário Fábio Cavazotti. “Hoje, os controles são diversificados: cada passo da Prefeitura é monitorado pela Controladoria, Corregedoria, Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado”.

Atualmente, a Secretaria de Gestão Pública realiza cerca de 300 licitações por ano, em um total de quase R$ 300 milhões, e gerencia cerca de 600 contratos e atas de fornecimento de serviços e produtos com empresas de todas as partes do país.

A delegacia do Núcleo de Combate à Corrupção de Londrina fica na Rua Marcílio Dias, 232. O telefone do órgão é (43) 3343-2251.

Fotos: Secretaria de Gestão Pública

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1605 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao