Prefeitura apresenta medidas de controle a delegado do Combate à Corrupção

Para Thiago Vicentini, servidores públicos devem ser encorajados a ampliar eficiência no uso de recursos públicos

delegado.gestão.foto sec de gestao.PEm visita à Prefeitura de Londrina na última sexta-feira (25), o delegado Thiago Vicentini, do recém-criado Núcleo de Combate à Corrupção da Polícia Civil, conheceu as medidas de controle e transparência adotadas na gestão de compras do Município.

Vicentini veio a convite do secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, que apresentou ao delegado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Programa Compra Londrina e o decreto que institui o Programa de Planejamento e Integridade em Compras Públicas no município de Londrina.

Depois, em uma exposição sobre o trabalho do Núcleo, o delegado conversou com cerca de 40 servidores da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC), da Secretaria de Gestão. Nas falas, Vicentini incentivou os servidores a serem firmes no monitoramento contra fraudes em licitações e colocou-se à disposição para receber denúncias pelos diversos canais da Delegacia, principalmente pelo telefone 181, que registra informações sob anonimato, disponível para toda população.

“Quem quiser praticar crimes contra a administração pública terá que ser mais corajoso do que nunca. Estamos em um momento em que tanto a população quanto os servidores estão cada vez mais atentos”, afirmou.

delegado.gestão.foto sec de gestao.2Segundo ele, a Operação Lava-Jato foi a grande responsável por dar ampla visibilidade ao tema e que cabe a cada setor da sociedade, além dos órgãos de controle, colaborar para a eficiência e probidade no uso dos recursos públicos. “Os servidores devem converter o medo de fazer errado em zelo. Para a máquina pública funcionar, todo mundo tem que ajudar a fiscalizar”, opinou.

Vicentini elogiou o papel do Ministério Público e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) nas questões locais e regionais e assegurou que o núcleo da Polícia Civil “vem para se somar ao esforço”.

Segundo o delegado, o Núcleo de Londrina conta com suporte do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro e de sistemas, como o SIMBA (Sistema de Investigação de Dados Bancários), que cruzam dados da Receita Federal e do Banco Central para desvendar corrupção. “Temos muitos instrumentos e meios de apuração e é por isso que qualquer desconfiança deve ser informada à Polícia. Um servidor nunca será punido por denunciar alguma situação, mesmo que ela não se confirme futuramente. Se há sinal de fumaça, tem que comunicar para aprofundarmos”, orientou o delegado.

Vicentini recebeu informações sobre o levantamento da Secretaria de Gestão no caso da compra dos uniformes escolares, que resultou na exclusão de pelo menos cinco empresas, suspeitas de conluio. O delegado também respondeu a perguntas dos servidores da DGLC e aceitou convite para que a Polícia Civil esteja presente na Sala de Licitações em pregões presenciais importantes.

“Infelizmente, o combate à corrupção gerou um estigma contra os setores de licitações em todo o país. O convite e a interação com o delegado ajuda a desmistificar esse clima de que tudo está errado. Trabalhar em licitações é um desafio enorme: os servidores não podem deixar de cumprir o que as leis determinam e, ao mesmo tempo, precisamos inovar e melhorar a eficiência nas compras públicas”, destacou o secretário Fábio Cavazotti. “Hoje, os controles são diversificados: cada passo da Prefeitura é monitorado pela Controladoria, Corregedoria, Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado”.

Atualmente, a Secretaria de Gestão Pública realiza cerca de 300 licitações por ano, em um total de quase R$ 300 milhões, e gerencia cerca de 600 contratos e atas de fornecimento de serviços e produtos com empresas de todas as partes do país.

A delegacia do Núcleo de Combate à Corrupção de Londrina fica na Rua Marcílio Dias, 232. O telefone do órgão é (43) 3343-2251.

Fotos: Secretaria de Gestão Pública